Perguntas Frequentes sobre Identidade Digital

​       ​​​

Símbolo de balões de conversa

O que é certificado digital?

O Certificado Digital é a Identidade Digital da ProCert. O certificado funciona como uma espécie de carteira de identidade virtual, permitindo a identificação segura do autor de uma mensagem e a realização de transações em redes de computadores, evitando a ocorrência de adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude. Um documento eletrônico que possui Certificação Digital tem garantia de autenticidade de origem e autoria, de integridade de conteúdo, de confidencialidade e de irretratabilidade, ou seja, de que a transação, depois de efetuada, não pode ser negada por qualquer das partes. Um certificado digital contém os dados de seu titular como nome, data de nascimento, chave pública, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, podendo ainda conter dados complementares como CPF, título de eleitor, RG, entre outros.

O que é a senha de emissão?

Esta senha é criada pelo cliente no momento da solicitação do certificado digital. Ela é imprescindível para posterior gravação do certificado digital e geração do par de chaves, pelo titular do certificado.

O que é a senha de revogação?

Esta senha será utilizada para revogação do certificado digital (cancelamento), em casos de perda, roubo, acesso indevido.

O que é mídia?

É o dispositivo ou local onde são armazenados o certificado e as chaves pública e privada.

Como solicitar o certificado?

Preencha o Formulário de Solicitação disponível no site e leve o formulário a uma das agências habilitadas da ProCert, munido dos documentos (originais e cópias) necessários para a emissão do certificado.

Obs: Não é permitida a representação do titular por meio de procuração.

Quais os tipos de mídias utilizadas para armazenar o certificado?

Token e smartcard - geram os certificados tipo A1 e A3

Computador - emite o certificado do tipo A1 em repositório e o arquivo gerado com a extensão ".p.12" é armazenado em pasta escolhida pelo usuário.

ATENÇÃO: Por questões de segurança, após a emissão do certificado do tipo A1, o arquivo, extensão ".p.12", deve ser copiado para um pendrive.

Quem deve inicializar o cartão?

Deve ser feita, exclusivamente, pelo próprio titular do cartão ou pelo responsável pelo uso, no caso de pessoa jurídica.

Como verificar se certificado foi gravado corretamente no cartão/token?

Insira o cartão leitora ou token e abra o SAFESIGN. Caso o status do cartão (coluna situação do cartão) estiver como OPERACIONAL, clique no menu 'Cartão', opção 'Mostrar objetos do cartão'. Verifique se o certificado e a chave pública foram gravadas na mídia. A seguir, clique em 'Mostrar objetos privados' e digite a senha PIN. Verifique se a chave privada foi gravada na mídia. Caso os três elementos não estejam gravados na mídia, deverá ser feito um novo processo de solicitação e emissão de certificado digital. A ProCert só presta informações sobre os cartões que ela fornece. Caso você esteja usando cartão/mídia de outro fornecedor, deve proceder de acordo com o manual de uso do fornecedor de seu cartão/token.​​

Como desinstalar o software de gestão do SmartCard ou token (Safesign)?

Para a desinstalação do driver do cartão, o usuário deverá acessar o Painel de Controle > Adicionar ou remover programas> procurar o link SafeSign > clicar em Remover. Após clicar na opção REMOVER, o sistema indica que o software a ser desinstalado é o SafeSign. O usuário deverá clicar no botão OK para confirmar a desinstalação e reiniciar a máquina para atualização do registro do sistema operacional. Após a desinstalação, o programa sairá do menu INICIAR - PROGRAMAS.

Como e onde adquirir/comprar leitora de cartões ou token?

A ProCert não vende/fornece leitora de cartões. A única mídia disponibilizada é o cartão SmartCard para certificados do tipo A3. A compra de leitora e token devem ser feitas em qualquer loja de equipamentos de informática.

O que é revogação do certificado?

É o cancelamento do certificado digital antes de expirar o seu prazo de validade.

Como revogar o certificado?

Acesse a página de identidade de digital, clica em "Eu já possuo" e clica na opção "Revogação".

Você pode revogar seu certificado por meio do CPF e senha de revogação ou utilizando o próprio certificado. Caso tenha esquecido a senha de revogação e/ou perdido o cartão/token com o certificado, você deverá comparecer a uma agência habilitada para solicitar a revogação.

a) revogação por meio CPF e senha de revogação:

  • Informa seu CPF;
  • O sistema exibe uma lista com certificados para existentes para aquele CPF;
  • Dentre as opções listadas, escolhe o certificado a ser revogado e clica em revogar certificado;
  • O sistema pede a senha de revogação cadastrada no momento da emissão/renovação do certificado;
  • Informa o motivo da revogação;
  • O certificado foi revogado com sucesso.

b) revogação com o próprio certificado:

  • É exibida uma janela informando todos os certificados gravados na mídia;
  • Dentre as opções listadas, escolhe o certificado a ser revogado;
  • É exibida uma nova janela solicitando a senha PIN do cartão/token;
  • Digita o PIN do cartão/token;
  • Escolhe um motivo para a revogação, clica em revogar;
  • O certificado foi revogado com sucesso.

O que é renovação do certificado?

É a obtenção de um certificado digital novo antes da expiração do certificado existente. É feita pelo cliente ou pelo responsável pelo uso do certificado na internet.

É possível renovar o certificado quantas vezes?

Os certificados de pessoa física e pessoa jurídica podem ser renovados uma única vez. O certificado de aplicação ou equipamento servidor não pode ser renovado.

Como renovar o certificado pela internet?

Insira seu cartão na leitora e clique no item Renove seu certificado na lateral direita da página Identidade Digital. Em Identificação do Cliente, selecione seu nome e clique em OK; na sequência, digite a Senha PIN (senha de acesso ao cartão) e clique em OK. Serão apresentados os dados do certificado a ser renovado, clique em Continuar.

Depois, escolha o gerenciador de certificados usado pelo seu novo cartão, cadastre a nova senha de Revogação e clique em Confirmar. Digite novamente a senha PIN. Na tela apresentada, clique em Gravar para gravar o certificado na mídia. Pronto, a Renovação da sua Identidade Digital ProCert foi concluída.

Como instalar o software de gestão do Smartcard ou Token?

Acesse o site Identidade Digital, clique em Downloads e depois em Drivers e Manuais de Instalação. Selecione Sistema Gerenciador do cartão de acordo com o sistema operacional do seu computador.

Como instalar a cadeia de Certificação ProCert?

Acesse o site Identidade Digital ProCert e clique em Cadeia de Certificados na área Downloads da página. Na sequência, escolha as Cadeias de Certificados de acordo com a emissão ou renovação do seu Certificado, ou seja, Pessoa Física, Pessoa Jurídica ou Judiciário e clique sobre o link. Aparecerá uma tela, clique em Abrir e depois em Instalar Certificado. Na sequência, selecione Avançar e, novamente, em outra tela, Avançar. Para finalizar, clique em Concluir.

Como preparar/ inicializar o cartão inteligente - Smartcard?

Para inicializar o cartão é preciso cadastrar as senhas PIN e PUK. A senha PIN (Personal Identification Number - Número de Identificação Pessoal) é usada para acessar seu certificado. É a senha de uso no dia a dia. A senha PUK - PIN Unlock Key - é usada para desbloquear a senha PIN, caso você esqueça ou bloqueie.

Verifique primeiro se a leitora de cartão está conectada no seu computador e insira o cartão na leitora. Clique em Iniciar > Programas > SafeSign standard > Token Administration, para quem é usuário do Windows. Depois, clique no menu Cartão na opção Inicializar o Cartão. Ao inserir o cartão na leitora aparecerão na tela Utilitário de Administração do Cartão as informações de Cartão em Branco e Não Inicializado. Clique no menu Cartão a opção Inicializar o cartão. Na sequência, digite os dados solicitados, inclusive as senhas PIN e PUK. Depois, aguarde a finalização da formatação do cartão.

Para inicialização do cartão: seguir as orientações constantes no folder.

Qual a tarifa para emissão de certificado digital?

A cobrança de tarifa segue a Tabela de Tarifas da ProCert vigente à época do atendimento. Se você é um solicitante contemplado por convênio, há isenção de tarifa.

Como consultar a LCR - Lista de Certificados Revogados?

Verifique e anote o nº de série do seu certificado, vá à opção Lista de certificados revogados da área de Downloads, escolha a LCR correspondente a AC do certificado que queira consultar e depois selecione o menu "Lista de certificados revogados" e verifique se consta o número de série do certificado do cliente. Neste campo é possível verificar a data, hora e motivo da revogação.

Para emissão de notas fiscais eletrônicas pelo sítio da receita federal é necessário transformar/modificar a extensão do certificado digital?

Sim. A fim de compatibilizar o uso do certificado digital naquele ambiente, é necessário modificar a extensão do certificado para PFX. O procedimento é descrito no Manual.

Além disso, os órgãos fazendários costumam solicitar um pré-cadastramento do titular que utilizará o certificado. Assim, pode ser que ao validar novamente a senha pela segunda vez o sistema não reconheça a senha, porque o titular não está pré-cadastrado na Receita. Entretanto, cada órgão fazendário utiliza uma forma diferente para validar o representante de uma empresa. Neste caso, é também interessante que o cliente verifique junto ao órgão quais são os requisitos para utilização do certificado.

wp01 wp01

Por que eu preciso de um certificado digital?

Nas operações bancárias, em compras e em outros serviços virtuais, a segurança continua sendo grande preocupação. O controle de acesso através de uma simples senha não é mais adequado.​
wp02 wp02

Qual a diferença entre os certificados A1 e A3?

​ O Certificado Digital "Identidade Digital ProCert" - Tipo A1: Pode ser armazenado nas mídias Disquete, token, cartão ou pen drive e possui validade de 1 ano. O Certificado Digital "Identidade Digital ProCert" - Tipo A3: Pode ser armazenado em Cartão Inteligente (Smartcard) ou token e possui validade de 03 anos.
wp03 wp03

É obrigatória a presença do cliente para emissão do certificado?

​ Sim. O certificado só é emitido com a presença física do titular quando for pessoa física e do(s) representante(s) legal (is) constante (s) no ato constitutivo da empresa e do responsável pelo o uso do certificado quando for pessoa jurídica.
wp04 wp04

O que é a senha PIN?

​ É a senha utilizada diariamente pelo usuário, a qual dá acesso ao certificado digital armazenado no cartão. Esta senha deve conter de 6 a 15 caracteres alfanuméricos (letras e números) e deve existir pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula e um número.


Para cadastrar a senha PIN:
Caso esteja usando cartão ou token não fornecido pela ProCert, o procedimento consta no manual de uso do fornecedor de seu cartão/token. Para cartões fornecidos pela ProCert, o cadastramento é feito no momento de inicialização do cartão pelo software gerenciador SafeSign.


Para alterar a senha PIN
Em caso de cartão fornecido pela ProCert, acesse o menu 'Cartão' do Gerenciador SafeSign, na opção Alterar PIN.
Se você estiver utilizando cartão/mídia de outro fornecedor, deve proceder de acordo com o respectivo manual de uso.


Recuperar senhas
No caso de esquecimento da senha PIN, o certificado deve ser revogado. Não há possibilidade de recuperação da senha.


Desbloqueio de senha
Acesse o sistema gerenciador SAFESIGN e selecione no menu 'Cartão' a opção Desbloquear PIN. Digite a senha PUK, a nova senha PIN e a confirmação da nova senha de PIN.
Obs.: a ProCert só presta informações sobre os cartões que ela fornece. Caso o cliente esteja usando cartão/mídia de outro fornecedor, deve proceder de acordo com o respectivo manual de uso.

O que é a senha PUK?

​ O PUK (Personal Unblock Key) é um código utilizado para desbloquear seu PIN em caso de perda ou bloqueio. O PUK de seu cartão é composto por números e/ou letras, com 6 a 15 caracteres e pode ser alterado a qualquer momento por meio do software Gestão da mídia.

Cadastramento
Caso esteja usando cartão ou token não fornecido pela ProCert, o proecedimento consta no manual de uso do fornecedor de seu cartão/token. Para cartões fornecidos pela ProCert, o cadastramento é feito no momento de inicialização do cartão pelo software gerenciador SafeSign.

Recuperar senha
No caso de esquecimento da senha PUK, o certificado deve ser revogado. Não há possibilidade de recuperação da senha.

Desbloqueio
Quando a senha PUK é digitada incorretamente 3 vezes consecutivas, o cartão/token é bloqueado. Neste caso, o certificado deve ser revogado.
Obs.: a ProCert só presta informações sobre os cartões que fornece. Caso o cliente esteja utilizando cartão/mídia de outro fornecedor, deve proceder de acordo com o respectivo manual de uso.
Atendimento
(99) 99122 4588 Imperatriz-MA
(98) 98728 6680 Bom Jesus-MA

Suporte 24horas: suporte@prohospedagem.com
Departamento Comercial:
Comercial@prohospedagem.com Departamento Financeiro:
Financeiro@prohospedagem.com
Redes Sociais

YouTube

Google+

Formas de Pagamento
Atendimento
(99) 3538 - 6608 Açailândia-MA
(99) 98160 5208 Açailândia-MA
(99) 99122 4588 Imperatriz-MA
(98) 98728 6680 Bom Jesus-MA

Suporte 24horas:
suporte@prohospedagem.com
Departamento Comercial:
Comercial@prohospedagem.com
Departamento Financeiro:
Financeiro@prohospedagem.com
Formas de Pagamento